A sinergia entre Razão e Coração

Sem comentários
A parceria entre Razão e Coração

Você já deve ter ouvido falar que razão e coração são duas dimensões do nosso emocional que precisam estar em equilíbrio… Mas será que equilíbrio é mesmo a palavra certa? Pense bem!

Para lhe explicar isso de uma forma melhor e didática, vou recorrer a um conceito de Física e vamos imaginar a razão e o coração como dois vetores distintos (vetor é um tipo de força que puxa você para um lado ou para o outro).

Primeiramente, pense na razão puxando você com cinquenta unidade de força para o seu lado direito e, depois, pense no coração te puxando para o lado esquerdo com as mesmas unidades de força… Naturalmente, em tese, parece que estamos em equilíbrio. Mas o que de fato está acontecendo com você nessa situação, onde tem duas forças antagônicas te puxando para lados opostos? A Física compreende e conceitua isso como zona de inércia, ou seja, você não sai do lugar, onde pode ser chamado de zona de conforto.

Voltando à questão,será que equilíbrio é a palavra certa? E será que nós não estamos passando a vida toda tentando encontrar um equilíbrio que na verdade é algo que nos coloca numa zona de conforto e que, infelizmente, em algum momento vai se tornar um movimento obsoleto? Lembre-se que o mundo não deixa de mudar e se movimentar em nenhum instante, então ficar parado nessa busca pela sensação de equilíbrio pode nos deixar para trás.

Agora vamos imaginar, de repente, ao invés do equilíbrio, se nós conseguirmos imaginar esses dois vetores apontando e te puxando para a mesma direção. Até pela Física isso se explica e aparenta de um jeito muito mais produtivo. Pois, é só pensar em cinquenta unidades de força da razão mais as cinquenta unidades de força do coração te impulsionando para a direção dos seu objetivos e você vai longe.

Então, pensando assim, eu acredito que o termo certo não seja equilíbrio, mas sim sinergia. Pois quando razão e coração trabalham juntos em direção ao mesmo objetivo, você passa a construir um resultado verdadeiro.

 

🍎 Eduardo Zugaib – Profissional de Comunicação e Desenvolvimento Humano, atividades que se misturam ao longo de mais de 25 de anos de carreira. Escritor e conferencista em nível nacional. São mais de 10 anos provocando e inspirando pessoas e organizações para uma vida com mais Propósito, Protagonismo e Performance.

Assista também ao vídeo: 

Artigo anterior
Mudança é um processo, não um evento
Artigo seguinte
E agora? Acertar ou não errar?
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu