Uma maçã por dia

Quer ver como a gente entende a #mudança como um processo e não como um evento?

Você já deve ter ouvido por aí e até por médicos sobre os benefícios de comer uma maçã por dia. Poderíamos aqui numerar dezenas de benefícios que a maçã pode trazer para nossa saúde, todos explicados detalhadamente pela ciência em suas diversas áreas.

Portanto isso já está na nossa mente e constantemente tropeçamos diante dessa informação. Correto? Se você procurar no Google, por exemplo, certamente vai encontrar uma infinidade de informações que dão base para a prática de comer uma maçã por dia.

Porém, não adianta eu falar para você e você se empolgar e comprar um quilo de maçã e daí começar sua prática diária…

Amanhã você come uma maçã, depois outra, e outra, e outra, seguindo à risca a regra de uma maçã por dia.

Porém no 5o dia, por alguma circunstância, você deixa de comer uma maçã e então essas circunstâncias vão se acumulando e você deixa de comer a maçã no 6o, no 7o, no 8o, enfim…

Vamos supor que você deixa de comer a maçã por 10 dias.

NÃO ADIANTA NADA depois desses 10 dias de ruptura dessa pequena atitude de comer 1 maçã por dia, você tentar recuperar o tempo perdido e querer comer 11 maçãs em 1 dia só. Isso no mínimo vai lhe dar uma grande indigestão. Você vai entupir o sistema.

O mesmo acontece se você ficar 10 dias sem fazer atividade física e no 11o dia você querer fazer tudo aquilo que você deixou de fazer neste período inerte que ficou largado ao sabor do vento.

Isso é entender a mudança como um processo e não como um evento.

Quando a gente começa a entender isso, as nossas ações tendem a se tornar mais conscientes. E sendo mais conscientes, elas se tornam também mais consistentes. Sendo mais consistentes, elas se tornam mais realizadoras e, a partir daqui, definitivamente, nós conseguimos assumir uma parte muito importante de controle de processo de construção da realidade que nós queremos construir na vida da gente.

Portanto, mudança é processo e não evento. Comer uma maçã por dia tem de ser todos os dias. Comer 10 maçãs em um dia não resolve o problema.

🍎 Eduardo Zugaib – Profissional de Comunicação e Desenvolvimento Humano, atividades que se misturam ao longo de mais de 25 de anos de carreira. Escritor e conferencista em nível nacional. São mais de 10 anos provocando e inspirando pessoas e organizações para uma vida com mais Propósito, Protagonismo e Performance.

▶️ Este conteúdo faz parte do curso online e gratuito disponível no Canal Academia da AtitudeAcesse o conteúdo completo!

Artigo anterior
Zona de Conforto: ame-a e não deixe-a
Artigo seguinte
Faça o que é certo, não o que é fácil
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu