Precisão, Sintonia e Envolvimento na Comunicação

Precisão, Sintonia e Envolvimento na Comunicação

Você já parou para pensar que o homem é um “animal de comunicação” e que em todas as relações que ele empreende a comunicação está presente? Pois é… E é justamente a ela quem hidrata as relações e as mantém fluídas.

Porém ser uma pessoa de comunicação não significa ser uma pessoa muito precisa naquilo que nós falamos. Porque se nós não conseguirmos, além da precisão, estabelecer sintonia e envolvimento com as outras pessoas, a comunicação acaba sendo um tanto quanto deficiente.

Por exemplo, você já deve ter tido a seguinte experiência de ter escrito um e-mail ou recado para alguém, e mesmo com a certeza de que foi preciso nas palavras, você fica na incerteza se a outra pessoa entendeu o que foi escrito, ou até se a outra pessoa percebeu que se tratava de um recado direto para ela.

Até mesmo no mundo corporativo é muito comum as pessoas apenas se comunicarem por e-mail, o que tem sido um dos grandes problemas de comunicação dentro das empresas. E para comprovar isso há uma série de estudos que apontam que 76% dos projetos que fracassam nas corporações por causa de problemas na comunicação, principalmente ao quanto as pessoas conseguem de fato entender uma mensagem.

Logo comunicação é uma via de mão dupla, porém, a maior responsabilidade é justamente de quem emite a mensagem. Pois é este indivíduo que tem que se preocupar, não apenas com a precisão, mas também com a sintonia que o receptor tem com o meio de utilizado.

Quando nós conseguimos ser precisos e entramos em sintonia com as pessoas de uma forma regular, a partir daí estabelecemos uma comunicação efetiva e melhoramos os relacionamentos e resultados.

Então comunicação não é apenas ter precisão, é preciso ter sintonia para assegurar que o receptor compreendeu aquilo que se quis dizer. E não esqueça que tem que haver envolvimento, ou seja, um espaço contínuo para perguntas, respostas e para receber informações de volta. Assim você irá acertar na sua comunicação e nos relacionamentos.

🍎 Eduardo Zugaib – Profissional de Comunicação e Desenvolvimento Humano, atividades que se misturam ao longo de mais de 25 de anos de carreira. Escritor e conferencista em nível nacional. São mais de 10 anos provocando e inspirando pessoas e organizações para uma vida com mais Propósito, Protagonismo e Performance.

Assista também ao vídeo: 

Artigo anterior
Estamos numa crise de valores
Artigo seguinte
Um pouquinho mais de foco
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu