Desafie‐se um pouco mais a cada dia. O nome disso é Superação!

Sem comentários
Desafie‐se um pouco mais a cada dia. O nome disso é Superação!

Não há superação se não houver consciência. A compreensão do exato ponto em que nos encontramos, com todos nossos pontos de força e de melhoria, além de um ambiente que proporcione feedbacks verdadeiros, permite a visualização lúcida dos próximos passos. No processo consciente da autossuperação cotidiana é preciso ter claro o Propósito que nos move. É ele que nos ajuda na definição das questões‐chave que criam significado para toda e qualquer atividade:

Por quê? Para quê? Por quem fazemos o quê fazemos?

Compreender essa tríade ajuda na visualização do Propósito como a porta que une dois mundos distintos, porém inter‐relacionados, nos quais pisamos simultaneamente, todos os dias de nossa vida. Estes dois mundos são: o que está acabando, no qual contém a nossa história, com todos os fatos positivos e negativos que a compõem; e o mundo que está nascendo, que contém a visualização do nosso legado para que seja dado o próximo passo em direção a ele.  Pessoas de alta efetividade na vida pessoal e profissional compreendem que, para a construção de resultados consistentes e realizadores, é preciso manter aberta a porta que une estes dois mundos, ancorando as decisões e ações não apenas nos Valores construídos ao longo da história, mas também na Visão que é perseguida no legado. A porta, em si, é aquilo que chamamos de Propósito.

É justamente ela que nos impulsiona, através do autoconhecimento, à contínua superação, não apenas de nós mesmos e dos traços negativos que vamos deixando para trás, como também dos problemas, desafios e adversidades que vamos superando na jornada. A porta do Propósito precisa permanecer aberta, ampliando a conexão entre estes dois mundos e a sua influência positiva na consolidação dos objetivos pessoais e profissionais. Lideranças efetivas sabem que, além de si próprias, é preciso conduzir seus liderados na compreensão do Propósito de cada um, ajudando‐os na construção de relações mais positivas entre seu passado e futuro, de forma que cada um aproprie‐se da própria história e torne‐se protagonista do próprio legado, independente do seu nível de maturidade.

No processo de superação, a presença e a referência de figuras de liderança de valor nos ajudam em nosso próprio amadurecimento.

Líderes com propósito constroem equipes com propósito. Equipes com propósito superam as próprias limitações a cada novo dia. Além de ajudar a construir organizações capazes de fazer os princípios de Missão, Visão e Valores saírem do papel e serem vividos na prática. Empresas com propósito são, por sua vez, as organizações capazes de transformar a realidade, de educar para valores, de impactar com consistência o mundo, transformando‐o num lugar melhor para se viver.

Na célula disso tudo estão as pessoas que, com propósito e autossuperação, ajudam a tornar o mundo menos hostil e mais valoroso para se viver. Assumir‐se como parte da construção do mundo que desejamos implica neste exercício de melhoria contínua que é empreendido em cada novo ciclo de nossas vidas. Desafiar‐se continuamente a cada novo dia é o que podemos chamar de Superação.

 

🍎 Eduardo Zugaib – Profissional de Comunicação e Desenvolvimento Humano, atividades que se misturam ao longo de mais de 25 de anos de carreira. Escritor e conferencista em nível nacional. São mais de 10 anos provocando e inspirando pessoas e organizações para uma vida com mais Propósito, Protagonismo e Performance.

▶️ Este conteúdo faz parte do E-Book Plano de Trabalho para Toda a Vida, disponível para ser baixado na íntegra aqui. E sem a necessidade de cadastro!

Artigo anterior
Se você acha que o tempo voa, trate de ser o piloto. Isso é Produtividade.
Artigo seguinte
Chega de subtração! Precisamos de atitudes que multiplicam.
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu