A competência essencial do Educador

Sem comentários
A competência essencial do Educador

Uma das competências essenciais do Educador – seja ele acadêmico ou corporativo – é gerir a complexidade. Não no sentido de perceber-se privilegiado pela compreensão de questões complexas, mas, justamente, no sentido de simplificar tais questões, tornando-as acessíveis àqueles com quem compartilha o tempo de aprendizagem.

Tal atitude favorece um ambiente de criação consciente da autonomia e a construção de resultados sustentáveis para si mesmo e com impactos positivos nas relações das quais o aprendiz faz parte: família, empresa, sociedade, etc.

A todo instante tropeço em ‘educadores’ insistindo em criar em torno de si uma aura de iniciação, de hermetismo, de “o dia em que você enxergar aquilo que vejo, descobrirá o sentido da vida”. E assim, a complexidade vai tornando-se ainda mais complexa, numa ego-redundância sem fim.

Vamos simplificar tudo isso?

Trata-se da ‘pequena’ diferença entre conhecimento e sabedoria. Enquanto o Conhecimento resume aquilo que apreendemos do mundo, a Sabedoria trata justamente do destino que damos a isso. Seu legado – seja você educador ou não – será construído pela sua sabedoria, não pelo seu conhecimento.

Acompanhe o meu canal no Youtube, onde você poderá ver mais conteúdos como o vídeo que vou te indicar abaixo:

🍎 Eduardo Zugaib – Profissional de Comunicação e Desenvolvimento Humano, atividades que se misturam ao longo de mais de 25 de anos de carreira. Escritor e conferencista em nível nacional. São mais de 10 anos provocando e inspirando pessoas e organizações para uma vida com mais Propósito, Protagonismo e Performance.

Artigo anterior
O preço passa, mas a experiência fica
Artigo seguinte
A criatividade vem do repertório que temos da vida
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu